domingo, 1 de abril de 2012

Meu Acervo Pt. 5

WARLOCK – Warlock (1972 - Buddah Records) (Estados Unidos )   

Este é um álbum Bem Raro de prog-psych pesado com Influência do blues e Soul Funk, lançado pela   gravadora Buddah Merchant, o álbum tem um som muito original, lembra um pouco Bandas como Next Morning (USA 1971) e Maximillian (USA1969) 



     FIREBALLET - Night On Bald Mountain (1975) (Estados Unidos )

Banda dos Estados Unidos de progressivo sinfônico, que realizou apenas dois álbuns. "Night On Bald Mountain" (75) e "Two, Too" (76).

Night On Bald Mountain é um excelente álbum  de rock progressivo com influência de Genesis, Yes, Gentle Giant e Elp.

Produzido por Ian McDonald (King Crinsom) que também participa da gravação do primeiro LP, no sax e na flauta. 





SWEET SMOKE - Just a Poke (1970)  (EUA)

Psychedelic/Space Rock dos EUA, com elementos de Jazz.

O disco só tem duas faixas, suítes épicas de 16 minutos, ambas de arrancar lágrimas dos olhos. "Baby Night" é um resumo da magia que a música era para os membros da banda e para seus ouvintes. As belas flautas na introdução, o baixo alucinante e a cantoria à Jethro Tull merecem destaque. "Silly Sally" tem uma pegada mais jazzeira, mas não perde a originalidade. Aliás, os solos longos aqui chegam a lembrar um pouco o Iron Butterfly, só pra vocês verem a variedade de estilos que cabem num só long play.
Enfim, são 32 minutos dignos de serem gastos com a audição dessa maravilha.  
A capa  é uma verdadeira obra de arte!






NOVALIS - Vielleicht bist Du ein Clown? - 1978  (Alemanha)
Symphonic Progressive Rock.

Novalis foi um grupo de rock progressivo da década de 1970 formado na Alemanha. Foi uma das principais bandas do país no estilo, e entre os seus álbuns mais conhecidos estão Sommerabend e Wer Schmetterlinge Lachen Hört.









HURDY GURDY – Hurdy Gurdy (1971) (Dinamarca)

Power Trio que fazia um Hard Blues pesado com pitadas prog de altíssima qualidade!

Este é o único álbum deste grupo dinamarquês,seguidores explícitos e fãs de Led Zeppelin, Jimi Hendrix e Cream. 
Power trio de rock,  que ficou conhecida como uma das bandas de rock ácido, com Claus Bohling - um dos melhores guitarristas da Escandinávia.
Este trio dinamarquês (originalmente chamado de Irmãos Boom Boom) começou a vida como Hurdy Gurdy durante uma performance em Londres, em 1968. Seu primeiro álbum homônimo e só gravado em 71, é considerado um dos 10 melhores LPs de rock dinamarquês de todos os tempos.






                                MOCK DUCK – Test Record – (1968) (Canadá)

Banda Canadense, Rock'n'roll com solos de Sax e infuência do Blues e Psycodelia!

Test Record Para o conhecimento de todos, apenas 14 exemplares foram gravados, tornando-o talvez um dos mais raros
registros da história da música canadense.

''A BANDA MOCK DUCK SURGIU LÁ PELOS MEADOS DOS ANOS 60 E EMERGIU COMO UMA DAS BANDAS DE ROCK MAIS POPULAR DA CENA MUSICAL DE VANCOUVER!! ELE FAZIAM PARTE DE UMA LEVA DE BANDAS CANADENSES COMO A SPRING, PAPA BEARS MEDICINE SHOW E OUTRAS, QUE LOTAVAM OS BARES E CASA PSICODÉLICAS DE SAN FRANCISCO, NA CALIFORNIA, QUE ERA O BERÇO DO FLOWER POWER E DA PSICODELIA SESSENTISTA!! EMBORA SEM FAZER NENHUM SUCESSO FORA DESSE CIRCUITO E DA SUA REGIÃO, MOCK DUCK ERA UMA BANDA BOA O SUFICIENTE PRA CHAMAR A ATENÇÃO DE QUEM GOSTA DE BANDAS COMO COUNTRY JOE & THE FISH E OUTYRAS DO ESTILO!!'' (Texto Extraido do Blog Venenos do Rock)













GÄA - Auf Der Bahn Zum Uranus (1973) [Alemanha]

Banda com nome de difícil  pronúncia do mesmo modo que o título do disco, mas o som é magnífico! Esta  pérola de 1973 é dos grandes álbuns Hard-Prog da história, com magníficas composições executadas por grandes músicos. Trata-se de um progressivo bem ao estilo alemão, com doses exatas de peso, melodia, lirismo e esquisitices. 









OUT OF FOCUS – Out of focus  - 1971 ( Alemanha)

Out Of Focus é um dos grupo de rock progressivo alemão. Formado em 1968, na cidade de Munique.
Influência do jazz, folk, blues e  psicodelia. Gravado em 1971, “Out Of Focus” é o segundo álbum da banda, e mostra todo o seu talento.,
Algumas faixas, como “Whispering”, com quase 14 minutos de duração, são verdadeiras obras-primas do rock progressivo. 






GURU GURU -  ( Alemanha)

        GURU GURU (1973)
UFO  (1970)
            TANGO FANGO (1976)
      KÄNGURU (1972) 

Surgida em 68 e com mais de 15 discos lançados, esta é outra banda essencial do Krautrock. Sempre girando em torno do baterista Maini Neumeier, contou com a participação de muitos convidados ilustres em seus discos como o célebre pianista de Blues Champion Jack Dupree (em "Mani End Seine Freunde", de 75), o guitarrista Conny Veit, ex-Gila e músicos dos conterrâneos Kraan, Khartago e Harmonia. Os destaques vão para os quatro primeiros álbuns ("Ufo", de 70, "Hinten" de 71, "Kan Guru", de 72 e "Guru, Guru", de 73) onde fizeram um Hard-Psicodélico-Experimental (com toques a la Hendrix) da melhor qualidade, sempre com a formação baixo-guitarra-bateria.






OMEGA -  (Hungria)

Omega é uma banda Húngara nascida em Budapest em 1962.

Omega é a banda de rock progressivo de maior sucesso da Hungria, com legiões de fãs, cujo 1º álbum data de 1968.
Sua musica é uma combinação de space rock, progrock sinfônico com progpsicodelico.








THE NICE - (Inglaterra)


The Nice foi uma banda britânica de rock progressivo dos anos 1960, conhecida pela sua mistura única de rock, jazz e música erudita. O tecladista Keith Emerson formou o grupo e lançou o álbum de estréia, The Thoughts of Emerlist Davjack, sendo considerado por muitos como o primeiro álbum de rock progressivo. Além de Emerson, o grupo ainda contava com o baixista e vocalista Lee Jackson, o baterista Brian Davison e o guitarrista David O'List.

O segundo LP Ars Longa Vita Brevis apresentava arranjos da suíte Karelia, de Jean Sibelius, e o outro lado era um suíte com arranjos de um movimento de Johann Sebastian Bach. O grupo usou uma orquestra pela primeira vez em algumas partes da suíte.

As apresentações ao vivo da banda eram marcantes, principalmente por Emerson. Com seu órgão Hammond, realizava movimentos inspirados por Jimi Hendrix, Don Shin e Jerry Lee Lewis. A ausência de uma guitarra na banda e a liderança do teclado de Emerson no rock tornou o The Nice uma banda bastante distinta de suas contemporâneas.

Durante uma longa e popular turnê que seguiu o lançamento do segundo álbum, o grupo chamou atenção do público com Emerson queimando uma bandeira dos Estados Unidos no palco durante uma apresentação de America.

O terceiro álbum apresentava em um dos lados gravações da turnê pelos Estados Unidos e outro lado de materiais de estúdio. Por volta de 1970, os membros da banda estavam frustrados com a falta de sucesso na cena musical e logo terminaram. Emrson formou uma banda com Greg Lake (do King Crimson) e Carl Palmer (do Atomic Rooster): o Emerson, Lake & Palmer.

Um lançamento póstumo intitulado Elegy incluiu uma versão do trio para a Sinfonia Patética de Tchaikovsky e My Back Pages de Bob Dylan, ambas gravadas em estúdio, além de apresentações ao vivo de Hang on to a Dream e America durante a turnê de 1969 pelos Estados Unidos.


The Thoughts of Emerlist Davjack - (1967)




Nice - (1969)




Ars Longa Vita Brevis - (1968)



  Five Bridges - (1970)



 Elegy - (1971)



                                  Música é Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário